segunda-feira, 30 de maio de 2011

Os 5 sentidos : Visão, Audição, Olfato, Tato e Paladar

Dando continuidade ao nosso trabalho sobre o corpo humano, no dia 26 de Maio começamos a trabalhar os cinco sentidos: Visão, Audição, Tato, Paladar e Olfato. 




Fotos da dinâmica realizada em aula:















• Pelo tato – pegamos algo, sentimos os objetos, sentimos o calor ou frio. 
• Pela audição – captamos e ouvimos sons. 
• Pela visão – vemos as pessoas, observamos contornos, as formas, cores e muitos outros. 
• Pelo olfato – identificamos os cheiros ou os odores. 
• Pelo paladar – sentimos os sabores.



terça-feira, 17 de maio de 2011

Hora do conto: A história do quadradinho

Hoje (17/05) trabalhamos as formas geométricas: círculo, quadrado, triângulo e o retângulo.
Para dar início ao trabalho a turma participou da hora do conto com o livro: A história do quadradinho.  
















segunda-feira, 16 de maio de 2011

Visita de duas dentistas na Educação infantil e Primeiros anos.

Em breve...

Vídeo charlie e lola


Turma segue abaixo o link do vídeo Charlie e Lola que assistimos hoje (16/05) para quem tiver interesse de assistir novamente. http://www.youtube.com/watch?v=VPgv4I1IViQ&playnext=1&list=PL680F544AF585774A .

sábado, 14 de maio de 2011

PROJETO LITERÁRIO

PROJETO LITERÁRIO 2011

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA


Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é o que este Projeto vem propor. Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.
Diante disso, a escola busca conhecer e desenvolver na criança as competências da leitura e da escrita e como a literatura infantil pode influenciar de maneira positiva neste processo. Assim, a literatura infantil é um instrumento motivador e desafiador, ela é capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem , que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade.
Existem dois fatores que contribuem para que a criança desperte o gosto pela leitura: curiosidade e exemplo. Neste sentido, o livro deveria ter a importância de uma televisão dentro do lar. Nesta perspectiva, cabe a nós desenvolver na criança o hábito de ler por prazer, não por obrigação.
Hoje a dimensão de literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis. Segundo Abramovich (1997) quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos. Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dela tornar-se um adulto leitor. Da mesma forma através da leitura a criança adquire uma postura crítico-reflexiva,extremamente relevante à sua formação cognitiva.
Quando a criança ouve ou lê uma história e é capaz de comentar, indagar, duvidar ou discutir sobre ela, realiza uma interação verbal. Para ele, o confrontamento de idéias, de pensamentos em relação aos textos, tem sempre um caráter coletivo, social.
Ouvir histórias é um acontecimento tão prazeroso que desperta o interesse das pessoas em todas as idades. Se os adultos adoram ouvir uma boa história, um “bom causo”, a criança é capaz de se interessar e gostar ainda mais por elas, já que sua capacidade de imaginar é mais intensa.
É importante que o livro seja tocado pela criança, folheado, de forma que ela tenha um contato mais íntimo com o objeto do seu interesse.A partir daí, ela começa a gostar dos livros, percebe que eles fazem parte de um mundo fascinante, onde a fantasia apresenta-se por meio de palavras e desenhos. É preciso ajudar a criança a descobrir o que eles podem oferecer. Assim, pais e professores têm um papel fundamental nesta descoberta: serem estimuladores e incentivadores da leitura.
Além da Hora do Conto e da Biblioteca, a Escola São Francisco Zona Sul inicia o Projeto Literário 2011, no qual o aluno leva, toda a sexta-feira, um livro para casa, para realizar um trabalho manual com a ajuda dos pais. O hábito da leitura deve ser prazeroso e, quando realizado em família, se torna ainda mais gostoso.


ATIVIDADE 1
Com a ajuda dos seus familiares, confeccione uma sacola para o seu livro. Ela deve estar estilizada de acordo com a história. Pode ser feita de qualquer tecido, inclusive TNT.
Data para a entrega: 20 de maio de 2011.


domingo, 8 de maio de 2011

Ensaio e apresetação do dia das mães

Ensaio para a apresentação do dia das mães:

Homenagem para as mães:

Brincando e Aprendendo


Cartão de aniversário para Porto Alegre.

 Prova do "grande rabanete".



































É importante valorizar o momento do jogo e do brinquedo pois esse momento auxilia no processo de aprendizagem da criança. Com a turma 141 utilizo como recurso pedagógico o lúdico pois como diria Rubens Alves (2003), o brinquedo desperta interesse  e curiosidade, aspectos que contribuem na aprendizagem.

About Me

Minha foto
São Francisco Zona Sul
São Francisco
Ver meu perfil completo

Total de visualizações de página

Followers